sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

0 Calafate e a implantação da República

Ao longo do ano de 2011 tiveram lugar inúmeras iniciativas que assinalaram o centenário da implantação da República, acontecimento marcante do século XX português.
Em Setúbal, por iniciativa da Câmara Municipal,  foi organizada, na biblioteca municipal, uma exposição (encerra dia 17/12/11) sobre o poeta popular sadino António Maria Eusébio, o Calafate. Nessa exposição, que assinala também o centenário da morte do nosso cantador, estão presentes folhetos originais (os quais eram vendidos pelo próprio, cuja receita constítuia o seu sustento) de poemas/décimas do mestre Calafate relativos aos acontecimentos da revolução republicana. Dessas décimas, publicamos aqui alguns motes:

Vai-te embora monarquia
vai p'rá Rússia ou p'ró Japão
tu aqui já não tens nada
o que resta é a nação.

Monarquia estás perdida
o teu poder acabou
quem te deitou a perder
foi alguém que te enganou.

Adeus velha monarquia
dá-me teu despedimento
fico  cá eu p'ra fazer
o meu agradecimento.

Adeus velho Portugal
já nunca mais te verei
não te lembres mais de mim
que eu já cá não voltarei.

Ó velho não tenhas medo
a ti ninguém te faz mal
que não esperavas ver
a República de Portugal.

Meu antigo senhorio
O seu partido morreu,
Quem mandava era o patrão
Agora governo eu.







Sem comentários:

Enviar um comentário