terça-feira, 2 de outubro de 2012

Fernando André

Homenagem a António Aleixo

Quero antes de mais nada
Neste meu livro deixar
Minha homenagem prestada
Ao poeta mais popular.

A Camões, via erudita
E a ti, via popular,
Não se pode comparar
De nenhum poeta a escrita.

Aleixo, poeta amigo,
Transmissor da voz do povo,
Deste ao povo um sabor novo
Sob o qual eu já me abrigo.

É a ti que eu devo, Aleixo,
A razão de eu escrever;
Comecei depois de ler
"Este livro que vos deixo"

Não o poderei negar
E sei bem que não o devo,
Que te estou a imitar,
Aleixo, no que escrevo.

Em Trás-os-Montes nasci;
Tu, algarvio nasceste;
Tal como tu me senti
Ligado ao que escreveste.

Aleixo, muito obrigado
Porque o caminho me abriste;
Fui por ti iluminado,
Tu de mestre me serviste.

Em Gostava de ser Poeta

Sem comentários:

Enviar um comentário