terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Tocador de viola

O tocador a viola
Merece uma boa ceia:
Uma data de pasadas,
Trinta dias de cadeia!

O tocador da viola
Merece uma gravata;
Hei-de mandar fazer-lhe uma
Do rabo da minha gata!

O tocador da viola
Merece uma gallinha...
Mastigada co'os meus dentes,
Cá p'rá minha barriguinha

O tyocador da viola
É feio... mas toca bem!
Se não casar pela prenda...
Formosura não a tem!

O tocador da viola
Oh moças! tratem-n'o bem,
Que elle é de fora da terra,
Não conhece aqui ninguém.

O tocador da viola
Merece levar pasadas:
A viola não é sua,
As cordas são emprestadas!

O tocador da viola
Tem dedos de marafim;
Tem olhos d'enganador...
Não me há-de enganar a mim!

A viola tem um S
Por baixo do cavalete;
O tocador que a toca
É um lindo ramalhete!

O tocador da viola
Tem dedos de papel pardo...;
Tem olhos d'enganador...
Há-de enganar o diabo!

"Creatura indispensável em todos os bailes, quer públicos, quer de feição particular e familiar, o tocador de viola gosou em todos os tempos, e ainda hoje gosa, das finesas mais caras e gentís por parte do bello sexo."
Em A Tradição




Sem comentários:

Enviar um comentário