segunda-feira, 14 de junho de 2010

Horácio da Silva Parreira

Já dormi na tua cama
Já o teu rosto beijei
Já ganhei os teus carinhos
E outras coisas que eu cá sei

Foi chorando que nasci
Tinha um ano e gatinhava
Tinha dois eu já andava
E tinha três adoeci
Não sei como eu não morri
Se ainda era de mama
Aos quatro já tinha dama
E aos cinco estou bem lembrado
Mesmo sem ter abanado
Já dormi na tua cama

Aos seis anos ia à missa
Pela mão da minha mãe
Aos sete lembra-me bem
Que tu eras minha derriça
Metias muita cobiça
Quando os oito completei
Pois aos nove eu ateimei
Que te havia de namorar
Aos dez me posso gabar
Já o teu rosto beijei

Quando os onze anos fiz
Já sabia o que era amores
E alguns sérios calores
Que me faziam feliz
Pois aos treze eu então quis
Que nós fossemos amiguinhos
Aos catorze alguns beijinhos
E foi isso à boa mente
Pois aos quinze verdadeiramente
Já logrei os teus carinhos

Quando dezasseis anos tinha
Te disse mais uma vez
E aos dezassete talvez
Que viesses a ser minha
Aos dezoito cá me entretinha
Com outros amores que arranjei
Aos dezanove me voltei
A dar-te toda a atenção
E aos vinte apertei-te a mão
E outras coisas que eu cá sei

O Horácio Parreira nasceu, no Escoural e aqui sempre residiu, em 1915. Trabalhador rural de profissão, não sabia ler nem escrever.

Sem comentários:

Enviar um comentário