quarta-feira, 16 de junho de 2010

João Falé Baião


O meu cantar é falando
Só falando sei cantar
A minha voz desafina
Não a posso controlar

Gosto de ouvir cantar bem
Quando a sua voz ajuda
E quando o som se não muda
No peito de quem o tem
Ouço porém cantar alguém
P'ra sua mágoa ir espalhando
Dizem muita poisa cantando
E tudo lhe fica bonito
Por isso digo e repito
O meu cantar é falando

Quando a voz não nos ajuda
Ninguém pode cantar bem
O dom é de quem o tem
Senão logo a coisa muda
Todo aquele que canta e estuda
Também tem que bem pensar
Para fundamento arranjar
Na sua bonita canção
É só esta a razão
Que eu só falando sei cantar

O fundamento no cante
Tem muito que se lhe diga
Cantar bem uma cantiga
Não é para toda a gente
O prazer é de quem sente
Mesmo ao som da concertina
A sua frase se aproxima
Aí define o seu saber
Isso não posso eu fazer
Que a minha voz desafina

Mesmo que queira ser bom
Quando a voz não é brilhante
Logo mostra a toda a gente
Que nada vale o seu som
Destravia o acordeom
E nada pode rimar
Nunca poderá acabar
Tem a voz sempre no fim
Assim me acontece a mim
Não a posso controlar

O João Falé Baião nasceu em 1920 em São Marcos do Campo/Reguengos de Monsaraz, tendo estabalecido residência no Escoural. Não frequentou a escola, aprendeu a ler e a escrever com familiares seus. A sua profissão sempre foi trabalhador rural. Faz décimas desde os 15 anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário