terça-feira, 19 de outubro de 2010

Joaquim Pinto da Silva

Um releiro em esquadria
Molhos de espiga dourada
É o sonho do ganhão
Fazer uma linda carrada.

Ainda me lembro de ver
O pão que vinha p'rá eira
Subindo ou descendo a ladeira
O pão que hás-de comer
Como era lindo de ver
Sonhando o carro subia
Um molho a quilha fazia
Nesta planície dourada
Eu o via na chapada
Um releiro em esquadria.

Os molhos de cinto de pão
Depois da seara ceifada
Lembra-me a minha amada
Passeando nas noites de verão
E todos dizem que não!
Já lá vem a madrugada
Meu amor fica deitada
Migas me aquecem o peito
Já vejo de qualquer jeito
Molhos de espiga dourada.

Na chafariz água fresquinha
Começa a dar os bons dias
Manel segue outras vias
Lá prós lados da barquinha
Enquanto eu vou vou p'rá Aguentinha
Com a forquilha na mão
Zig-zag na estrada
Pois ela está mal tratada
Fazer a preceito a carrada
É o sonho do ganhão.

Ao restolho vou chegando
Ouço cigarras a cantar
O pó da estrada deixar
Como elas vou cantando
Como elas vou chiando
Não te posso oferecer nada
A jorna está acabada
Vou passar à tua rua
Vou p'rá eira à luz da lua
Fazer uma linda carrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário