sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Na cultura popular portuguesa, a rima está também muito associada à crendice no poder curativo de rezas, benzeduras e mezinhas. E, ainda hoje é vulgar recorrer-se à benzedura, entre outras coisas, contra o mau olhado. E que dizer do recurso a uma boa bruxaria, para travar o "relacionamento" de um marido com a "outra"... Em verso sempre será mais apelativo, mais convincente!
Apresento, a seguir, alguns exemplos recolhidos por jovens estudantes da região de Arraiolos, Alto Alentejo:

Reza para acabar a trovoada

Santa Bárbara bem dita
Que no céu está escrita
E na terra assinalada
Nossa Senhora espalhe esta trovoada

São Gregório se levantou
seu pezinho levantou
seu pezinho direito calçou.
E eu perguntei-lhe:
Onde vás São Gregório?
Vou espalhar as trovoadas.
Espalhadas lá para bem longe
onde não haja eira nem beira
nem gadelhinho de lã
nem bafo de gente cristã.

...

Oração do quebranto

Padre, filho, Espírito Santo
Deus é berbe, berbe é Deus
Deus te benza, benza-te Deus
Deus te fez, Deus te criou
Deus te tire o quebranto de quem te aquebrantou
Padre, filho, Espírito Santo.

Benzedura da lua

Lua que por aqui passaste
A cor do meu menino levaste
Quando voltares a passar
A tu cor levarás
E a dele deixarás
Em louvor de Deus e da Virgem Maria
Pai Nosso Avé Maria.

Benzedura à casa

A cada canto da casa e em cruz diz-se:
Cruz de Cristo te faço aqui
Espírito maligno foge de mim.
Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Benzedura do retorcido

Coso
Carne quebrada, nervo torto
Mesmo isso é que eu coso
Carne quebrada vai à tua casa
Nervo torto vai ao teu posto
Linha desmentida vai a quem te desmentiu
Linha arrendada
vai a quem te arrendou
Que seja de encontrão, que seja de derrubão
Deus te cura pela tua divina mão
Padre Nosso Avé Maria.
(Reza-se nove vezes no primeiro dia, oito no segundo, diminuindo até uma só vez)

A propósito, não resisto a contar algo que me envolveu. Certa vez viajei com a família para casa dos meus sogros.Uma vez chegados ao destino, demos pela falta de uma mala. Armou-se a confusão, já que nessa mala estava a roupa dos miúdos. A minha sogra, muito despachada, acalmou o pessoal: "eu vou resolver isto, a mala vai  aparecer"! Vai daí, mandou responsar a mala, numa responsadeira sua conhecida. Depois do responso feito regressa a casa muito satisfeita e informa: "a mala está em boas mãos e chegar às vossas".
Dois dias depois, ocorreu-me telefonar para a estação da CP, tendo o chefe da dita respondido que a mala tinha sido achada na sala de espera e esperavam que alguém a fosse procurar.
Jamais, em tempo algum, me atrevi a contestar a convicção da minha sogra de que foi o responso que nos devolveu a mala

Eu encomendo o pedido
à luz e à Santa Bela Cruz
E ao rei da Virgindade e às pessoas da Santíssima Trindade
São Romão que estás em Roma
E estás cruado por cruar
São Romão queira livrar o perdido
De homem morto ma encontrem
Homem vivo mal perdido
Livre o perdido de todo o perigo
E venha às mãos do dono para sempre
E ámen Jesus Maria José.
(se enganarem a dizer não aparece, mas se não nos enganarmos, mais dia menos dia aparece. Diz-se nove vezes a reza. No fim diz-se: "Ó Anjo da Guarda, guarda o pedido para sempre, Ámen Jesus Maria José")

Sem comentários:

Enviar um comentário