terça-feira, 5 de outubro de 2010

Manuel de Jesus Silveira

Diz-me artista se és poeta
se sabes avaliar
dimensões do sol e terra
e do planeta lunar

Se és autor repara bem
se a instrução for tua
diz-me a dimensão da lua
e o tamanho que a terra tem
a luz de onde lhe vem
diz-me se queres ser profeta
procura uma linha recta
debaixo desse farol
e a distância da terra ao sol
diz-me artista se és poeta

Diz-me o veio de rotação
grande ciência se encerra
quantos irmãos tem a terra
e diz-me quais eles são
faz esta observação
para onde os vês girar
mesmo os balanços do mar
quando a maré continua
e a distância da terra à lua
se sabes avaliar

Diz que tempo levará
a luz do sol a chegar
para a terra iluminar
e os habitantes de cá
a grande luz que lhe dá
mesmo do cimo da serra
quem muito estuda pouco erra
eu queria ouvir-te dizer
se tu sabes resolver
dimensão do sol e terra

Toda a luz que a lua tem
diz-me quem lha fornece
a quem a lua a oferece
e essa luz de onde vem
que tempo leva porém
a luz da lua a chegar
precisas de muito estudar
para saber responder
quem a luz vai fornecer
ao planeta lunar

Manuel de Jesus Silveira nasceu em 1930 em Val de Vargo, distrito de Beja. Sabe ler e escrever. Foi trabalhador rural - começou a trabalhar com 10 anos, barbeiro, pedreiro. Foi emigrante em França. Filho de poeta popular e cantador ao despique, com ele aprendeu, e foi inspirado.

Sem comentários:

Enviar um comentário